Como impressionar o recrutador com seu currículo

O Folha de Emprego está aqui para te ajudar a consquistar sua tão sonhada vaga de emprego. Temos as melhores Como impressionar o recrutador com seu currículo.

Como impressionar o recrutador com seu currículo

Será que você já imaginou o motivo de não obter êxito em suas entrevistas de emprego ou até mesmo por que não é chamado após enviar seu currículo? Pode ser que seu currículo esteja mal elaborado e isso não causar um impacto positivo no recrutador.
O currículo te leva para a glória ou à ruína, a dificuldade aumenta quando há diversos concorrentes e você precisa se destacar frente a eles. A falta de atenção na elaboração do currículo, o qual engloba a parte da primeira etapa do processo, faz você passar despercebido para os recrutadores.
Com disso, veja as dicas a seguir para conquistar a tão sonhada entrevista!

Apresentação

Primeiramente, tenha em mente que menos é mais. Elabore sempre o modelo mais limpo e objetivo, que seja padronizado, com poucas formatações e que tornem o currículo agradável ao se ler. Listar suas experiências e cursos em ordem cronológica também fará um grande diferencial durante a leitura.
Nunca adicione fotos, somente quando solicitado. Coloque poucos números pessoais e muita atenção aos erros de ortografia, saiba utilizar bem o word para evitar estes tipos de erros.

Dados Importantes

O dados básicos apesar de serem “básicos” como o próprio nome diz, são de suma importância. O nome, idade, endereço, curso, e-mail e telefone. Com a ausência deste o recrutador provavelmente não irá ler o restante do seu currículo.
Colocar os idiomas que domina também valoriza seu currículo, pois transmite um maior conhecimento para o recrutador e é claro nos dias atuais é essencial para, praticamente, todas as áreas.
Seja objetivo, então não descreva o que realmente importa em seu currículo. Não relate nada além do necessário. Outra dica é com o tipo de email utilizado. Procure ter emails simples e profissionais, evite apelidos ou algo do tipo.

Consistência

Não há necessidade de seu currículo possuir mais do que apenas 2 páginas. Todavia, é importante se atentar a não retirar informações essenciais. Porém, caso tenha conteúdo significativos não há nada de errado em extrapolar esse “limite”. Mas atenção, tenha bom senso sempre.

Selecione as informações

Recrutadores têm pouco tempo para ler seu currículo. Então, as informações prioritárias devem vir logo no início, pode se fazer um resumo do restante do currículo.
Contudo, lembre-se primeiramente de colocar seu nome, contato, endereço e etc.

Palavras-chave

Nos dias atuais muitas empresas utilizam programas para realizar a etapa inicial de leitura dos currículos e, elas são realizar a partir de palavra-chave. Então, tenha em mente de sempre utiliza-las na hora de elaborar seu currículo. Todavia, isso não ocorre me todos os tipos de empresa. Mesmo assim, no momento de escrever um currículo chame atenção do recrutador com palavras-chave que estejam ligadas a sua experiência para determinada vaga são de extrema relevância, principalmente se o recrutador fizer uma leitura dinâmica do currículo.

Utilize referências

Ter referências é importante, pois proporciona uma maior relevância ao seu currículo e isso vale para instituições de grande influência, bem como as pequenas. Ter um colaborador com experiência e boas referencias sempre é bom.
Não se desespere se você não carrega esse prestigio, apenas forneça informações que valorizem sua contratação e demostre confiança em suas palavras.

Agora que você já sabe os principais fundamentos de como criar um currículo que chame a atenção do recrutador, atualize seu currículo e conquiste aquela tão sonhada vaga!

Vagas abertas de emprego em todos o Brasil no Folha de Emprego!